Feng Shui Simbólico®
Feng Shui 風水, significa literalmente "vento e água” teve a sua origem na China há pelo menos três mil anos e estuda a forma como os espaços onde escolhemos estar, habitar e que nos rodeiam influenciam o nosso bem-estar, e a forma como nos sentimos.
Reconhecendo que fazemos parte da tríade Céu-Homem-Terra, alargamos horizontes e percebemos que, se somos de alguma forma regidos ou influenciados pela Sorte do Céu (astrologia), também o somos pela Sorte da Terra pois dela nos nutrimos, quer pelos alimentos que dela recolhemos como também, a um nível mais subtil, pelo seu chi (energia).
Excessos, estagnações, bloqueios e a própria qualidade ou natureza energética dos espaços interferem no nosso campo energético influenciando a nossa vida das mais variadas formas e áreas tais como a saúde, quer física como mental, emocional e até espiritual. Afecta igualmente os nossos relacionamentos, estudos, família, interesses, assim como as questões financeiras e profissionais, entre muitos outros aspectos. Uma acção consciente e assertiva no espaço que altera positivamente a sua qualidade traduz-se em benefícios incalculáveis.
Presentemente existem duas grandes correntes de Feng Shui:
O Feng Shui clássico, que analisa os espaços com base em dados obtidos através de complexos cálculos e dos quais resulta um mapa energético. É com base neste que são definidas as acções a tomar de harmonização e correcção dos desequilíbrios encontrados.
Os tempos mudam, o homem e a vida moderna têm características e desafios próprios. Nesta adaptação, honrando a origem e comungando da linguagem ancestral do Feng Shui Clássico, surge o Feng Shui Simbólico. Nesta actualização, a racionalização clássica abre espaço para uma leitura mais “humana” e os sinais emocionais dos habitantes, sentidos, vivenciados e expressos no espaço são considerados e trabalhados.
Estudo e pratico a arte do Feng Shui há mais de 15 anos. Comecei por estudar o Feng Shui clássico e tornei-me consultora profissional há 13 anos. Este ramo de saber fascina-me pela integração que permite entre o espaço e habitante, sendo esta uma relação fundamental para o bem estar e equilíbrio. A minha curiosidade e sede em saber mais e a desenvolver-me, quer profissional como pessoalmente, levou-me a várias abordagens e práticas que enriqueceram a minha vida. Mantendo a linguagem original e toda a filosofia e metafísica oriental como base, a abordagem métrica clássica baseada em medições e cálculos é substituída por um olhar sentido que abraça a pessoa e o seu espaço, honrando assim a relação intrínseca que existe entre ambos.
Nesta abordagem o coração encontra espaço e é nesta abordagem que o meu coração se alegra.
Quando percebemos que a nossa casa é uma tela em branco, cuja planta é o mapa da nossa vida a explorar e curar no momento presente, à qual vamos dando cor, recheando e enfeitando à medida dos nossos gostos, capacidades e necessidades, conseguimos vê-la, senti-la e entende-la como um repositório riquíssimo da nossa mais honesta expressão.
O trabalho de Feng Shui Simbólico é um trabalho lindíssimo de reencontro e apaziguamento connosco próprios, na medida em que acorda em nós os sentidos e a curiosidade que nos guiam na vontade da descoberta e resgate de uma parte nossa que se encontra esquecida, ferida ou negligenciada.
A forma como nos vemos, vemos os outros, a vida e as oportunidades que esta nos oferece são fruto de experiências e aprendizagens no passado.
Memórias de acontecimentos vividos de forma positiva que nos confortam, outros nem tanto e que insistem em perseguir-nos fazendo um ruído ruminante, ainda que inconsciente, fazendo-se sentir vezes e vezes sem conta numa roda angustiante criando uma teia de acontecimentos que não entendemos, não aceitamos e da qual parece não termos saída, convencendo-nos de qua há algo de errado connosco ou com o mundo.
Assim como acontece com cada célula, o destino da nossa vida é determinado pelas nossas respostas aos sinais do meio ambiente.
“
Tamanha é, a importância dos espaços que escolhemos estar e habitar.
Assim como estes nos nutrem e influenciam com todas as suas características e personalidade, também nós podemos e devemos criar e influenciar ambientes saudáveis, por forma a estabelecer uma relação simbiótica de características particularmente felizes tirando, assim, proveito dos mesmos à medida das nossas necessidades.
Bruce Lipton -Biólogo
Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para tudo.
“
Carl Jung
A singularidade de cada um, é expressa na casa.
Cada pessoa usa-a de forma muito própria, criando um roteiro rico em elementos que formam uma paisagem pessoal repleta de histórias vividas e por viver, no mapa da vida que a casa é.
Cada consulta de Feng Shui Simbólico é única e pessoal. Assim somos, cada um de nós.
CONSULTAS
Modalidades
As consultas realizam-se:
. no local:
casa | espaço a analisar
. virtual: plataforma Zoom
Material necessário
. Planta de arquitecto (se possível)
. Localização do espaço: google
. Fotografias do espaço
(para consultas virtuais)
. A consulta tem a duração
de 1,30h a 2,00h
. Acompanhamento pós consulta: total de 1,5 horas a usufruir nos 3 meses seguintes.